Dores nas articulações, febre, cansaço, e congestão nasal, certamente conhece todos esses sintomas.
O eucalipto é uma árvore enorme, pode atingir facilmente até 60 metros de altura, e a suas folhas são as mais famosas. São usados para fazer óleos essenciais ou infusões.
Existem até 700 espécies desta planta medicinal de folha perene que cresce muito rapidamente.
O eucalipto é uma árvore da família da murta ou aromática e vem da Austrália. Esta árvore cresce regularmente em regiões temperadas e a suas folhas exalam um aroma mentolado. É amplamente utilizado na indústria farmacêutica na forma de xaropes, óleos, cremes e outros.
Além disso, graças ao seu crescimento, não só tem usos medicinais, mas também é muito importante na indústria de papel e madeira.
Devido às propriedades medicinais das suas folhas, é muito utilizada em diversos remédios caseiros. Quando secos, podem ser usados em, infusões, banhos ou vapores. Mas também é conhecida por seus óleos essenciais e pelo mel de eucalipto.
Tradicionalmente, as propriedades desta árvore são um remédio natural para restabelecer a saúde em problemas relacionados com o sistema respiratório. Alguns desses problemas são gripe, constipação, tosse, , infeção, catarro e sinusite.
O principal uso do eucalipto está relacionado à medicina. Na verdade, era usado desde a China antiga, algo que se estendeu até os tempos modernos. Durante todos esses anos, muitos estudos científicos foram realizados para descobrir os seus benefícios e propriedades.
Antimicrobiano
A sua capacidade antimicrobiana elimina bactérias e micróbios responsáveis por processos infecciosos no trato respiratório. Alguns dos mais comuns são constipações, sinusite ou bronquite.
Antisséptico
Na medicina natural, o eucalipto é frequentemente usado por suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas.
O óleo essencial de eucalipto pode ser aplicado diretamente na pele. É, portanto, muito eficaz na cicatrização de feridas, cortes ou arranhões. Além disso, também desinfeta profundamente e auxilia no processo de cicatrização, evitando assim cicatrizes ou marcas inestéticas.
Em casos de vaginite e infeções do trato urinário, como cistite, o eucalipto é muito eficaz quando aplicado tópicamente.
Expetorante
As folhas têm propriedades expetorantes e bastante perfumadas. Também são ricos em eucaliptol.
Esta substância ativa é um mucolítico muito forte que dilui as secreções pulmonares. Portanto, você pode usá-lo para apoiar a sua exclusão. Além disso, amortece a irritação dos brônquios e é um antitussígeno, por isso é adequado para bronquite crónica ou aguda.
Anti-inflamatório
Outra vantagem do eucaliptol são suas propriedades anti-inflamatórias e anti-reumáticas. Você pode usá-lo para artrite reumatóide, osteoartrite e outros tipos de dores musculares. Massajar a área afetada com essa substância reduzirá a dor e o processo inflamatório.
Também é muito eficaz em caso de gengivite. Nessa situação, basta molhar um pedaço de gaze ou algodão e passar sobre a gengiva.
Outras aplicações que se destacam são os redutores naturais de febre, além de dores de cabeça e enxaquecas.
Doenças de pele
Como o eucalipto é um ótimo antisséptico e antibacteriano, é ideal para combater infeções de pele. Pode ser aplicado em espinhas ou acne. Isso vai melhorar a aparência das espinhas e fazer com que desapareçam mais rápido e evitar as temidas marcas na pele.
Em casos de dermatites e outras condições semelhantes, o eucalipto pode ser aplicado na forma de adesivos, tônicos ou óleos essenciais. No segundo caso, pode ser misturado com óleo base.
Graças às suas propriedades antissépticas, você pode usá-lo para limpar e desinfetar cortes, feridas, feridas ou úlceras na pele.
No caso de herpes labial que surgem quando o sistema imunológico está baixo, você pode tratá-los com óleo de eucalipto. Se você limpar a área afetada com gaze embebida neste óleo várias vezes ao dia, ele desaparecerá mais rapidamente porque promove a cicatrização.
Úlceras e aftas
Também pode ser usado como para enxaguar a boca e desinfetar, acalma as gengivas. É muito eficaz para úlceras na boca ou aftas. Se sofre regularmente com esta doença, lave com óleo de eucalipto até que desapareça.
Mau hálito
Outra aplicação do elixir de eucalipto é para remover o mau hálito. No entanto, se o motivo do mau hálito for um problema estomacal, você deve consultar um médico o mais rápido possível.
Aromaterapia
Em momentos de cansaço e stresse, pode tomar um banho quente e adicionar algumas gotas de óleo essencial de eucalipto. Você se sentirá melhor e com mais energia após este banho.
O cheiro de eucalipto também é um repelente natural de mosquitos.
Os benefícios curativos do eucalipto tornam as suas aplicações muito numerosas. Por isso, as suas folhas e essência são frequentemente utilizadas nas indústrias química e cosmética.