Avançar para o conteúdo

Plantar legumes em casa

Criar uma horta na varanda de casa ou num canto bem iluminado do interior, usando vasos ou canteiros de flores é o suficiente para iniciar uma colheita de sucesso. Esta forma de cultivo preserva o sabor das frutas, ervas aromáticas ou vegetais.

A horta caseira é um projeto de baixo custo, indicado para iniciantes ou mesmo para pessoas mais experientes na arte da agricultura. Não se esqueça de escolher sementes de hortaliças de qualidade que contribuirão para uma colheita bem-sucedida.

Alface

A alface é fácil de plantar e pode ser cultivada o ano todo.

Mas lembre-se de que existem diferentes variedades (liso, crespo, roxo, etc.). Algumas sementes são adequadas para o plantio no verão e outras no inverno. Basta verificar a embalagem para esta informação.

Se preferir germinar as sementes no viveiro, assim que a alface tiver cerca de 4 ou 5 folhas, transplante-a para um local com mais espaço.

Ao cultivar, escolha um substrato de cultivo adequado, neste caso solo rico em materiais orgânicos.

Para ter alface sempre disponível, plante as sementes com uma ou duas semanas de intervalo.

Cebolinho

É uma planta aromática de sabor mais suave que a cebola e tem a grande vantagem de poder ser plantada ou semeada em qualquer época do ano.

O único requisito para a cebolinha é ter pelo menos seis horas de luz por dia.

Você também deve escolher um recipiente com diâmetro de 20 a 30 cm para que as raízes tenham espaço para crescer.

Você pode até criar uma mini-horta no mesmo vaso. A cebolinha vai bem com salsa, coentro, manjericão, tomate e pimentão.

Cenouras

As cenouras gostam de solo leve e levemente arenoso.

Pode enriquecê-lo com composto. As cenouras gostam particularmente de sol, mas se dão muito bem em áreas com sombra parcial.

As sementes são enterradas a cerca de 1 cm de profundidade, com 15 cm de distância e em fileiras com 20 cm de distância.

Pimentos

Os pimentos precisam de muito espaço para crescer, então não plante muitas plantas no mesmo local. Pode começar a semear a partir do início de março: coloque 2 a 3 sementes no solo num vaso e pressione-as levemente no solo. Regue com cuidado e coloque o vaso num local quente e com bastante luz solar. Assim que as mudas começarem a crescer, deixe apenas a planta mais forte em cada vaso.

A partir de meados de maio, você pode transplantar as mudas para uma horta ou outro vaso maior. Deve respeitar a distância entre as plantas de pelo menos 40-50 cm. Se deseja cultivar pimentões em vaso na varanda ou terraço, opte por plantar dois pimentões juntos para que eles possam fertilizar mutualmente.

Espinafres

O cultivo de espinafres pode ser feito em vaso.
Se optar por sementes, a germinação requer temperaturas moderadas (20ºC).

Mergulhe as sementes por cerca de 8 horas antes de semear. Em seguida, plante-os a uma profundidade máxima de 3 cm, caso contrário a planta não crescerá na superfície.

Leva apenas 2 semanas para começar a ver os vegetais a crescer e em 7 semanas estão prontos para comer.

Tomates

Coloque duas a três sementes de tomate em vasos pequenos com terra.
Deixe as sementes 1 cm abaixo da superfície.
Regue os recipientes diariamente, dependendo da temperatura dos dias.
Quando estiver com 5 a 6 cm e 4 a 6 folhas, transplante para outro solo.

3.2 / 5. Votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo