Avançar para o conteúdo

Plantar Ervas aromáticas

Uma mini horta com plantas aromáticas permite abastecer a cozinha a qualquer momento.

Antes de começar a plantar ervas

A primeira tarefa é escolher os tipos que você usará com mais frequência nos seus temperos. A partir desta seleção plante/semente em vasos ou caixas de janela, de preferência em local ensolarado. Certifique-se de que os recipientes sejam dimensionados adequadamente para o tipo e tamanho da planta. Para o solo você pode usar os pacotes disponíveis no mercado, mas lembre-se de misturá-los sempre em partes iguais com terra regular, areia ou argila para deixar o solo mais solto e permeável. Respeite os tempos de semeadura/plantio indicados nos produtos e você já está na metade do caminho.

Um jardim de ervas inteiro na cozinha

Se optar pelo conceito faça-você-mesmo, ou seja, para uma grande variedade de plantas, então um jardim de banheiras é a melhor solução. O cálculo aqui não é linear: cada vaso pode acomodar espécies diferentes, até porque há algumas que florescem mais rápido, plantadas juntas e atuam como barreira a pragas e insetos. Salsa e cebolinha ou tomilho e alecrim são exemplos de uma boa combinação.

Ervas aromáticas

Como plantar ervas aromáticas

Nada é mais fácil: basta espalhar as sementes no chão ou transplantar e regar as ervas, de preferência com um borrifador. Depois de algumas semanas começará a ver o resultado. Quando toma pela primeira vez, as colheitas seguem umas às outras e terá sempre ervas frescas prontas para usar.

Cuidado com o excesso de água

Mantenha o solo de ervas húmido, mas não excessivamente. Sabia que o excesso de água é um dos principais motivos de morte das plantas? Regue com frequência, mas com pouca água e sempre da base para que a planta possa absorvê-la totalmente. Regue apenas quando a planta precisar, o que você pode dizer pela humidade ou secura do solo. No inverno você precisa regar menos, enquanto no verão a sua necessidade de água aumenta. Adicione fertilizante líquido à água após a segunda semana – este é o segredo para manter a sua planta saudável e prolongar a sua vida útil.

Transplante num vaso maior

Se você tem um jardim, pode plantar as suas ervas em vasos no solo, mas apenas durante os meses mais quentes, quando elas continuarão a crescer de forma saudável. Se você não tem um jardim, considere transplantar as plantas para um vaso maior à medida que elas crescem para dar espaço para elas se espalharem.

Dica para melhorar o sabor

Saiba também que as ervas têm um sabor melhor antes da floração e que aparar as plantas regularmente estimula o crescimento das plantas. O momento ideal para colher é no meio da manhã, pois o sol tende a murchar ao final do dia, principalmente em climas quentes. Em seguida, basta lavá-los em água fria e prepará-los ao seu gosto.

3.9 / 5. Votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo