Avançar para o conteúdo

Alarmes

Pouca atenção é dada à segurança doméstica atualmente. Quer viva numa casa totalmente murada, num apartamento ou num condomínio privado, é aconselhável considerar a necessidade de instalar um sistema de alarme. Esse tipo de mecanismo é eficaz na prevenção de invasões, roubos, furtos e outros atos de violência que você certamente deseja manter longe da sua família, principalmente se for constituída de crianças. Um sistema de vigilância por vídeo também é muito útil quando você precisa sair de casa e viajar por motivos de trabalho ou férias.

Hoje já existem alarmes inteligentes que podem ser conectados ao painel de controlo da casa e assistentes virtuais. Google Home e Alexa. Mas, com esses produtos, existem empresas especializadas em segurança doméstica disponíveis no mercado que oferecem suporte e vigilância 24 horas. Dependendo das suas necessidades, você deve considerar qual opção é a mais viável para sua casa.

Por que devo instalar um sistema de alarme?

Se vive numa zona de risco, é aconselhável pensar em equipar a sua casa com um bom sistema de alarme. Todo cuidado é pouco e é melhor prevenir do que remediar, então invista num sistema completo que o manterá e a sua família seguros. Outro motivo para a instalação desse tipo de proteção, como já mencionado, é a falta dela. Se tem o hábito de passar longos períodos fora de casa, em férias ou no trabalho, ou se o imóvel em causa é uma segunda habitação, é uma mais-valia poder contar com a ajuda e proteção extra que o alarme sistema fornece.

Como funcionam os sistemas de alarme?

Os sistemas de alarme são compostos por vários componentes que normalmente incluem sirenes, sensores, um painel de alarme e um quadro de distribuição. Claro que a sua natureza varia consoante o tipo de serviço que escolher quando contrata uma empresa especializada, ou consoante o kit que escolher quando compra o seu próprio alarme em lojas especializadas. As empresas têm pacotes personalizados com extras que representam diferentes níveis de proteção. Outros dispositivos que podem fazer parte do sistema de alarme são os dispositivos volumétricos anti-intrusão; câmaras de vigilância; interruptor eletrónico; detetor magnético de abertura de portas; gravador digital e roteador.

Como posso instalar um sistema de alarme?

A maioria dos sistemas de alarme tem os componentes acima. Para instalar esse tipo de esquema, você deve ter o kit completo e ficar atento a alguns detalhes.

O painel de alarme deve ser instalado em ambiente interno, protegido do sol e da chuva, próximo a uma tomada elétrica que o mantenha sempre ativo.

A bateria deve estar instalada no painel e devidamente conectada;
Os detetores de perímetro devem ser montados nas paredes. É fundamental que estejam perfeitamente posicionados para fechar o perímetro e evitar arrombamentos que possam ser explorados por intrusos. Observe que os galhos que podem ser puxados até a borda devem ser cortados imediatamente para evitar acionamentos inadequados.

Os sensores de movimento devem ser posicionados estrategicamente para redirecionar a sua direção para locais como ruas e avenidas;
As sirenes devem estar localizadas em locais protegidos contra vandalismo, mas visíveis para evitar intrusão.

Que vantagens oferece um sistema de alarme?

Existem vários benefícios associados à instalação de um sistema de alarme, sendo o mais óbvio o aumento da proteção e segurança num ambiente familiar. No entanto, se um imóvel possuir este tipo de equipamento, este será valorizado no momento da venda. Com um sistema de alarme, você pode controlar o seu ecossistema de segurança em tempo real e armar ou desarmar todos os dispositivos que fazem parte do perímetro com um clique no seu smartphone.

5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo