Avançar para o conteúdo

Feng Shui

Feng Shui é uma antiga arte chinesa. Traduzida, essa expressão significa vento e água, dois elementos da natureza que convivem em plena harmonia. Esta técnica visa melhorar a qualidade das energias que afetam os seres vivos e os ambientes em que estão implantados.

Na decoração, o Feng Shui ajuda a reduzir as energias negativas e aumentar as positivas. Desta forma, o espaço passa por um processo de transformação, tornando-se um lugar mais benéfico para quem o habita. Isso pode ser particularmente útil, por exemplo, ao decidir comprar um imóvel anteriormente ocupado, aumentando a sensação de bem-estar e equilíbrio em qualquer espaço.

Aplicar esta técnica é mais fácil do que parece. A coisa mais importante a ter em mente é a ideia de que qualquer material pode afetar o fluxo de energia num espaço. De fato, o feng shui promove ambientes minimalistas e defende a premissa de que os objetos podem armazenar energia e bloquear emoções.

Reconheça a importância de cada cómodo da casa

Segundo o Feng Shui, cada cómodo tem um significado diferente, pois os cómodos têm funções diferentes. É por esse princípio que cada área requer atenção especial na hora de decorar e mobilar.

O hall de entrada, por exemplo, é a entrada principal para o interior da casa. Então deve ser uma porta de entrada para boas energias. Um pré-requisito para isso é uma boa iluminação, limpeza e liberdade de movimento.

O espaço, no que lhe concerne, tem a finalidade de acolher as pessoas e oferecer o maior conforto possível. Por isso, é importante estimular a sensação de aconchego e arrumar os móveis de forma adequada, sem bloquear o fluxo de energia.
Quanto ao quarto, por ser um local de descanso, precisa de mais atenção.
Essas são apenas algumas áreas para ficar de olho. Aplicando a mesma lógica às outras áreas, cada uma delas poderá servir ao seu propósito de forma mais eficaz.

Preste atenção a cada objeto e a sua disposição

A disposição dos móveis e objetos da casa, ou seja, a orientação, também influência no balanço energético.

Os móveis principais devem ficar voltados para a porta da frente e para as paredes sem janelas. Por exemplo, o sofá da sala voltado para a entrada deixará o ambiente mais acolhedor. Encostado a uma parede na cabeceira da cama pode aumentar a sensação de segurança.

Além disso, no feng shui existem certos objetos decorativos importantes, como plantas e espelhos. Conforme a técnica oriental, o homem deve permanecer próximo à natureza. Então, quando traz plantas para uma sala, pode limpar e renovar as energias da sala.

Os espelhos, são fontes de energia positiva e ajudam a clarear a mente. No entanto, algumas regras devem ser observadas: elas devem ser emolduradas e colocadas nas laterais dos cómodos para que a energia possa se multiplicar e fluir melhor.

A importância das cores no feng shui

No feng shui, cada cor pode ter um impacto diferente na casa. Certos tons de cor são recomendados para os diferentes cómodos da casa

Amarelo: Representa estabilidade, força e sabedoria. É uma boa opção para uso num escritório ou numa sala dedicada ao aprendizado.


Azul: É a cor da calma. Em tons mais escuros, representa sabedoria e intuição. Em tons mais claros, inspira paz e espiritualidade. É uma cor que vai bem em salas, bibliotecas ou espaços de trabalho.


Branco: transmite calma e limpeza, portanto, é uma cor associada à espiritualidade. É uma boa opção para cozinhas e banheiros. No entanto, você deve tomar cuidado para não usar muito branco, pois pode ter o efeito contrário e acabar causando ansiedade.


Vermelho: Significa energia, paixão e vitalidade. Recomenda-se usar esta cor apenas nos detalhes da decoração. Quando vermelho e branco são misturados, resulta um tom de rosa, uma cor muito positiva que representa a união entre o material e o espiritual.

O segredo está nos detalhes é uma expressão perfeita para descrever o Feng Shui. Ao prestar atenção aos detalhes, principalmente ao nível da limpeza e ordem dos espaços, pode revolucionar as energias da sua casa.

3.7 / 5. Votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo