Avançar para o conteúdo

Divirta-se a praticar desporto

Algumas pessoas adoram a rotina de exercícios físicos em espaços apertados, como os ginásios. Outros, por outro lado, preferem liberdade e mais interação com outras pessoas. Ambas as fórmulas funcionam e podem ser importantes aliadas na hora de encontrar o equilíbrio entre corpo e mente. No início, mas depois de um tempo perceberá o quanto gosta de andar de bicicleta, caminhar ou nadar.

Produza endorfinas

Exercícios, especialmente de intensidade moderada, ajudam o corpo a liberar endorfinas, hormonas que fornecem uma dose extra de energia, bem-estar e prazer.

Melhore a saúde

Colesterol alto, diabete, hipertensão. São todas as patologias que aumentam o risco de sofrer uma doença coronária problemas. Uma das maneiras mais eficazes de mantê-los sob controlo é se exercitar moderadamente, pelo menos 40 a 45 minutos, quatro ou cinco dias por semana.

Faça amizades

Um vizinho, um conhecido, qualquer apoio serve para treinar. Se é uma pessoa sociável, opte por desportos de grupo. Se prefere atividades individuais como correr ou nadar, praticá-las em companhia sempre será mais divertido.

Amplie os horizontes

Tente aprender um novo estilo (não nade sempre de bruços, experimente borboleta ou nado costas) ou mudar de desporto (se você costuma fazer aeróbica e ‘step’, experimente o body combate).

Aproveite o tempo

Escolha um ginásio perto da sua casa ou trabalho, aproveite a hora do almoço para passear e escolha horários que combinem com as suas atividades diárias. O desporto não deve complicar a sua vida.

Existem atividades que mantêm você em forma sem sentir que está se esforçando demais. Que tal dançar ou patinar com os seus amigos?

Respire melhor

Exercite-se ao ar livre, mude a paisagem e aproveite os dias de bom tempo para desfrutar dos espaços verdes da cidade onde vive.

Estabeleça pequenas metas no seu plano de treino, alcance-as e aumente-as gradativamente. Assim despertará a vontade de superá-los e evitará o tédio.

Divirta-se com o desporto

Você só se divertirá com o desporto se a modalidade que escolheu se adequar ao seu gosto, seus passatempos, suas possibilidades e sua condição física. Comece com algo fácil e não corra a maratona imediatamente.

Pode ser um quilómetro extra ou um quilo a mais, mas sempre que atingir um dos seus objetivos pessoais e estiver feliz com o seu desempenho, recompense-se. Pode tirar um dia de folga ou comprar uma nova peça de roupa. Tenha orgulho dos objetivos que você alcançar.

Pense naquela sensação que tem depois de um treino – as endorfinas correndo pelo corpo, sentindo-se bem e satisfeito consigo mesmo. Da próxima vez que não quiser começar, lembre-se dessa sensação e pratique.

3.2 / 5. Votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo