Avançar para o conteúdo

Desporto para um coração ativo

A prática de atividade física regular anda de mãos dadas com a saúde cardiovascular – tanto em termos de prevenção quanto de uma possível solução.

Os benefícios advindos da prática de desportos incluem: maior capacidade de transporte de oxigénio, redução da pressão arterial, colesterol e diabete, aumentar os níveis de energia, manter um peso saudável e controlar o stresse.

No entanto, existem modalidades que o beneficiam mais do que outras. A Caminhada ocupa o primeiro lugar do pódio e está ao alcance de praticamente todos. Convide um grupo de amigos ou junte a família e faça uma caminhada de 30 minutos, o suficiente para conquistar o seu coração. Mas não pare por aí, existem quatro outros modos, com o mesmo efeito.

Caminhe

Apenas 30 minutos por dia e o seu coração já sentirá os benefícios. Um estudo conduzido pela Harvard descobriu que caminhar 30 minutos por dia reduz o risco geral de doença arterial coronária em 18%. Se você for trabalhar, estacione o carro um pouco mais longe do que o normal e caminhe o resto do caminho num ritmo acelerado. Se utilizar transportes públicos, saia na paragem anterior.

Natação

A natação é um dos desportos mais benéficos. Ele treina o coração e os pulmões, melhora a saúde cardiovascular, força e tônus ​​muscular e flexibilidade, entre muitos outros benefícios.

Correr

Corrida

Agora é uma tendência global que vale a pena seguir: O estudo da Harvard mencionado acima descobriu que aqueles que caminham pelo menos uma hora por semana aumentam o risco de doença cardíaca coronária. . Este tipo de exercício aeróbico de alta intensidade melhora a condição física, aumenta o colesterol bom e reduz a pressão sanguínea e os níveis de inflamação.

Treino de Força

O treino de força não pode ser esquecido e quando combinado com exercícios aeróbicos, ajuda a baixar a pressão arterial e controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Também melhora o equilíbrio e promove o aumento da massa muscular e diminuição da massa gorda, ajudando a manter um peso razoável.

Andar de bicicleta

Modalidade que ganhou muitos adeptos nos últimos anos, ajuda a regular a pressão arterial, diminui o colesterol mau e tem sido associada a uma melhor saúde cardiovascular.

3.7 / 5. Votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo