Avançar para o conteúdo

Decoração da mesa de Natal

É importante nestes dias celebrar com elegância o espírito Natalino com a família e amigos. Para que todos fiquem felizes na consoada, ficam umas ideias de decoração de mesa de natal que conquistar toda a família desde o primeiro momento.

Embora a preferência seja uma decoração de mesa de natal simples e bonita, existem alguns elementos que são praticamente obrigatórios e não podem faltar. Você não precisa investir muito, apenas junte alguns dos materiais que já estão na sua casa. Conheça-as nos seguintes pontos:

Toalhas típicas do Natal

Toalha de mesa dourada não tem como falhar, embora os tons prateado, vermelho, verde e azul também sejam muito populares. As cores natalícias devem se destacar e os elementos decorativos devem combinar.

Pratos e talheres simples

Algumas pessoas escolhem pratos com elementos típicos desta época do ano, como um Pai Natal ou uma rena, mas se preferir a simplicidade, opte por pratos brancos. Você colocar uma fita elegante em volta dos talheres.

Elementos Naturais de Natal

Para trazer a magia do Natal para a mesa, pode colocar umas pinhas, azevinho ou ramos de videira. A Euphorbiaceae, popularmente conhecida como flor-do-natal, vai deixar a mesa mais charmosa com o seu tom avermelhado intenso.

Arranjos de frutas da estação

Se não quer gastar muito em decorações de Natal ou sobremesas requintadas, recomendamos colocar arranjos de frutas da estação na mesa de Natal. Pode colocar alguns morangos na mesa, ananás, manga, uvas, nozes, castanhas ou maçãs.

Velas de Natal e outros enfeites

São quase obrigatórios na decoração da mesa de Natal. Você pode colocar algumas velas brancas, velas aromáticas (baunilha, canela ou frutas vermelhas) ou até mesmo fazer uma decoração com velas, frutas e galhos juntos. São uma opção fácil e cada vez mais procurada por quem quer manter um aspeto rústico na decoração de Natal.

Decorar a mesa

Defina um tema ou cor principal para a decoração da sua mesa de Natal e escolha uma toalha de mesa para compor o fundo.

Após dispor a toalha de mesa, delineie o espaço para cada marcador.Para uma decoração ainda mais charmosa, invista em um sousplat que combine com o tema escolhido,

Coloque o prato no centro e disponha os talheres na lateral. O garfo está à esquerda e a faca à direita. Para uma composição mais elaborada, os talheres vão dos menores (para saladas) aos maiores (para jantar) em direção ao centro.

Após posicionar todos os utensílios para o jantar, arrume o centro da mesa e decore com um enfeite de natal ou um arranjo.

Deixe espaço entre os enfeites para colocar os pratos da consoada.
Você pode posicionar o prato principal no meio e as saladas e acompanhamentos ao longo da mesa.
Se quer uma mesa de Natal simples e discreta, invista serviços de mesa simples e toalhas de mesa lisas. Porém, se o seu jantar for elaborado e tradicional, opte pela disposição clássica dos utensílios e preste atenção nos enfeites colocados no centro da mesa.

4.2 / 5. Votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo