Avançar para o conteúdo

Resoluções de Ano Novo

Nesta época, também começamos a pensar na lista de coisas que queremos fazer, mudar, desistir ou aprender no próximo ano. Definir metas é uma maneira de manter a motivação.

Como diz o ditado, ano novo, vida nova, estas são algumas das resoluções mais comuns e esperamos que o que deseja se torne realidade

Perder peso

Esta é sem dúvida uma das resoluções de Ano Novo mais populares e também a maior promessa que muitos não cumprem. Não adianta tentar emagrecer e depois começar o ano comendo demais. Lembre-se de que perder peso requer paciência e perseverança. Consulte um nutricionista, faça todos os exames necessários para saber se o excesso de peso não está relacionado a problemas de saúde, siga a dieta prescrita e faça exercícios regularmente. Além de perder peso, você também ganha saúde e bem-estar a longo prazo.

Parar de fumar

Para a maioria dos fumadores, parar de fumar é um desejo e uma grande dificuldade em querer isto. Devido ao vício, o fumador deve planear a melhor forma de parar de fumar, sempre respeitando os seus próprios limites para parar de fumar, seja de forma gradual, de uma só vez ou recorrendo a tratamentos que precisam ser feitos sob supervisão médica para garantir o sucesso.

Organizar-se financeiramente

Um bom plano financeiro é fundamental para alcançar a grande maioria das coisas que desejamos na vida (casa, carro, educação, viagens, fundos de emergência, etc.). Se a sua vida financeira já teve dias melhores, mais cedo ou mais tarde isso afetará os seus planos de curto e médio prazo.

Para garantir a sua estabilidade e sucesso financeiro, primeiro analise quais despesas são realmente necessárias e elimine as supérfluas.

Use o cartão de crédito apenas para emergências e, se possível, faça investimentos (poupança, ações, imóveis, caixa direto, etc.) – isso lhe dará segurança financeira ao longo do tempo. Não seja míope quando o assunto é dinheiro. Dependendo do esforço e do endividamento, pode levar anos para atingir esse objetivo. O mais importante é não desistir e exercer o controle financeiro mês após mês, só assim você alcançará a organização que deseja.

Alimentar-se de forma mais saudável

O objetivo não é necessariamente perder peso, mas incorporar alimentos que promovam a saúde, como vegetais e frutas, na sua rotina diária. Ou para que outras pessoas reduzam os carbonatos, elimine alimentos como carne vermelha ou qualquer proteína de origem animal da sua dieta. Aqui também entra quem quer evitar o consumo de refrigerantes, açúcar e doces.

É extremamente difícil adotar um estilo de alimentação saudável quando estamos rodeados de fast food e das conveniências da vida moderna. Para ter sucesso em qualquer mudança, você precisa de consistência e paciência. Então, se ficar sem proteína animal, por exemplo, o ideal é não cortar radicalmente na alimentação. Comece devagar e reduza os dias da semana em que você consome esse tipo de ingrediente. Técnicas como uma segunda-feira sem carne podem ajudá-lo a atingir 100% da sua meta até o final do ano. Eles até se exercitam algumas vezes por semana. Porém, é comum ficar sentado à maioria do tempo em casa e no trabalho, o que pode impactar negativamente na postura e na saúde.

Passar mais tempo com a família

Trabalho, estudos, cursos, academia, viagens de negócios, etc. um verdadeiro desafio. Se é isso que você deseja para o Ano Novo, comprometa-se a eliminar atividades extras, não trabalhar nem um dia a mais na semana ou sair com a família pelo menos uma vez por mês. São pequenas atitudes que podem aproximá-lo dos seus entes queridos e melhorar exponencialmente os laços afetivos entre todos.

Ajudar o próximo

O altruísmo não é apenas uma atitude nobre, mas também muito rara hoje em dia, no entanto, muitas pessoas encontram alegria e satisfação em ajudar os outros. Para concretizar esta resolução, decida primeiro como quer ajudar: ensinando, fazendo voluntariado, cuidando de idosos, desenvolvendo projetos sociais numa ONG. Após definir a sua meta, planeie para contribuir com a sua causa ao longo do tempo. Mesmo que não se torne voluntário numa instituição, há muitas maneiras de ajudar alguém todos os dias!

Viaje mais

Evite viajar na alta temporada. Pesquise bastante sobre os destinos dos seus sonhos, deixe alertas nos buscadores, compare preços e considere rotas e destinos alternativos. Nunca planeie uma viagem para o último minuto. Escolher destinos próximos, que podem ser feitos de carro, também é uma alternativa para quem quer descobrir novos destinos e descansar. Usar serviços como o Airbnb pode-te ajudar a ter uma estadia confortável por um custo menor.

3.2 / 5. Votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo