As flores comestíveis, comuns na culinária oriental, e agora mais comuns por cá, não só conferem sabor e aroma ao prato, como também agregam beleza e sofisticação.
Em saladas, sobremesas ou mesmo no prato principal, transformam o trivial em algo curioso e diferente, agregando benefícios à saúde.
Valor Nutricional das Flores Comestíveis
O valor nutricional das flores comestíveis é pouco estudado, sabe-se apenas que as flores comestíveis contêm algumas vitaminas e minerais, sendo baixas em calorias.
No entanto, o crescente interesse no seu uso vai muito além do seu valor nutricional.
Suponho que a maioria dos seus usos gastronómicos sejam principalmente para dar um toque especial a alguns pratos.
São muito versáteis e podem fazer parte de saladas, aperitivos, pratos principais e até sobremesas.
É fácil distinguir flores comestíveis?
Existe uma grande variedade de flores comestíveis e muitas delas provêm de vegetais e ervas aromáticas e medicinais conhecidas. Por exemplo, falo de abobrinha, ervilha, beterraba ou flores de rabanete, coentro, erva-cidreira ou manjericão, sálvia ou orégão e muitos outros.
Há também flores comestíveis de plantas selvagens de crescimento espontâneo, como flores de borragem ou flores de dente-de-leão, malvas, etc.
É importante notar que em caso de dúvida é melhor tomar medidas preventivas e não colher.
Existem algumas flores que não são comestíveis porque são venenosas ou têm um efeito irritante no nosso corpo.
Algumas plantas que crescem em jardins como a arruda ou plantas bulbosas (como tulipas, anémonas, jacintos) e até algumas flores vegetais como a flor da batata, do tomateiro ou da beringela.
Devemos sempre ter o cuidado de nunca usar flores de origem desconhecida ou compradas em centros de jardinagem ou jardins públicos, pois podem ter sido expostas a produtos químicos ou outros contaminantes.
Não basta que a flor seja apenas comestível, é importante que ela não cresça perto de fontes de poluição.
Algumas das formas mais comuns de usar as flores comestíveis:
Saladas: pode polvilhar as pétalas ou mesmo as flores inteiras por cima. Devemos adicionar no final do preparo e tempero.
Sobremesas: Pétalas ou flores inteiras são adicionadas a gosto para adicionar cor ou sabor.
Pão, Biscoitos e Biscoitos: São adicionados às receitas de pães ou biscoitos
Aperitivos: Flores frescas são adicionadas de várias maneiras para decorar a gosto.
Cubos de Gelo: Despejamos água fervida em cuvetes, colocamos uma pétala ou flor em cada cubo (dependendo do tamanho) e colocamos no frigorífico por uma hora.
Em seguida, adicionamos água fervida para encher a cuvete e congelamos até ficar sólido.
Flores comestíveis fáceis de cultivar em casa
- Amores-perfeitos
As flores podem ser usadas secas ou frescas, ou até cristalizadas. Elas podem ser usados para preparar infusões ou até geleias, ou para adicionar uma cor especial a diferentes pratos.
- Calêndula
Em saladas, canapés e até sobremesas. Polvilhado com arroz fresco também funciona muito bem.
- Chagas ou Capuchinha
Quase toda a planta é comestível, desde as flores, folhas, botões e até as sementes. As flores são ricas em vitamina C e têm um sabor levemente picante muito semelhante ao agrião e podem ser usadas para decorar diversos pratos.
- Zínias
As flores de zínias são utilizadas de diversas formas, principalmente na preparação de saladas e sobremesas.
- Cravos Túnicos
Esta flor não está entre as mais comuns no mundo da culinária. No entanto, flores com odor muito forte podem ser usadas para preparar manteigas aromatizadas, tortas e risotos.
- Gerânios ou Sardinheiras
Estas flores têm um sabor cítrico e as suas flores frescas podem ser utilizadas em saladas. Eles também funcionam bem em sobremesas com frutas e bebidas, e podem ser congelados em cubos de gelo.
- Cravíneas
Têm sabor apimentado e podem ser usados em saladas ou sobremesas. Elas também podem ser usados para dar sabor a geleias ou vinagres.
Informação partilhada com @blogflores