Avançar para o conteúdo

Pintura Corporal

A pintura corporal é um tipo de arte que envolve pintar no corpo humano. Os resultados geralmente são temporários, com duração de algumas horas ou mais. A pintura de rosto, ou pintura corporal no rosto, é uma forma ligeiramente diferente dessa arte. A principal diferença entre pintura corporal e pintura de rosto é que a pintura de rosto não é permanente.


Origens

Acredita -se que a pintura corporal tenha as suas raízes nos tempos paleolíticos, quando as tribos indígenas adornavam os seus corpos com pigmentos. Essas cores foram derivadas de plantas, rochas e subprodutos de animais. Essa técnica foi usada em cerimónias e como um meio de identificar guerreiros e outros. Também serviu como uma forma de camuflagem durante a caça.

Como em qualquer outra forma de arte, a pintura corporal tem as suas origens nas culturas antigas de diferentes povos. Era originalmente praticado como uma maneira de expressar estatuto social, mas também é usado para afastar os maus espíritos. Hoje ainda é usado na África por algumas tribos e é popular entre os povos indígenas na Austrália, Nova Zelândia, Ilhas do Pacífico e oriente Médio. Também tem sido popular no Ocidente há séculos entre atores e palhaços.

Nos anos 90, a pintura corporal tornou -se amplamente aceita depois que Demi Moore a apareceu na capa da revista Vanity Fair. Hoje, a pintura corporal é uma forma de arte popular e há festivais e competições em todo o mundo. Na Áustria, o festival mundial de pintura corporal atrai dezenas de milhares de pessoas todos os anos.

Existem algumas teorias diferentes sobre as origens da pintura corporal

Alguns especialistas acreditam que a prática originou-se com a cultura Chinchorro, que existia entre 7.000 aC e 1.500 aC. Essas culturas são conhecidas pela sua mumificação tradicional e práticas funerárias, e a pintura corporal foi uma delas. A tradição da pintura corporal também se espalhou para outras culturas. Tribos indígenas na Nova Zelândia, Austrália e ilhas do Pacífico também são conhecidas por praticar a pintura corporal como uma forma de ritual.

A pintura corporal é uma forma de arte que pode ser usada para muitos propósitos. Algumas pessoas optam por usar como uma forma de protesto político. Muitas vezes, você encontrará pessoas em pintura corporal em campanhas da PETA ou manifestações de crueldade anti animal. Outros o usam como uma maneira de anunciar a sua lealdade a uma equipa ou desporto.

A pintura corporal tornou -se popular durante a década de 1960, quando artistas das culturas ocidentais procuravam uma nova forma de expressão artística. O movimento hippie promoveu nudez e sexualidade, e a pintura corporal tornou -se um meio de expressão popular para os hippies.

A forma de arte de pintura corporal variou ao longo dos séculos. Nos tempos pré-históricos, as tribos indígenas usariam a pintura corporal como um meio de adorar os seus deuses ou simbolizar certos aspetos do corpo. Esse estilo de arte corporal foi considerado uma das primeiras formas de arte usadas pelos seres humanos, e evidências arqueológicas apoiam essa teoria.

Nas culturas antigas, a pintura corporal foi usada para marcar estágios importantes da vida. Várias cores foram usadas para propósitos diferentes, e as cores usadas para pintura corporal diferiram bastante entre as culturas. Por exemplo, o vermelho era um símbolo de vida e morte para muitas culturas.
Técnicas

A pintura corporal é uma forma de arte na qual os artistas pintam as estruturas internas do corpo humano. Tem muitos benefícios educacionais, incluindo a melhoria das habilidades de consciencialização corporal e comunicação. A técnica requer aplicação sensível. Aqui estão algumas dicas para sessões de pintura corporal bem -sucedidas. Aprenda a pintar o corpo com tintas diferentes, incluindo tinta facial, tinta metálica e pó.

4.2 / 5. Votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo