Avançar para o conteúdo

A diferença entre dietas veganas e vegetarianas

Uma dieta vegana é mais restritiva do que uma dieta vegetariana. Esse tipo de dieta exclui produtos de origem animal, incluindo roupas, medicamentos e cosméticos. Esse tipo de dieta inclui apenas frutas, vegetais, grãos e nozes. Uma dieta vegana não inclui produtos lácteos ou ovos, mas incorpora o tofu. O tofu é um substituto para a carne.

Diferenças


Embora as duas dietas possam parecer semelhantes, existem diferenças importantes entre elas. A primeira é que os vegetarianos não comem carne. A segunda é que os veganos evitam todos os produtos à base de animais. Por outro lado, os lacto-vegetarianos comem laticínios, ovos e peixes.

Uma dieta vegana é mais rigorosa que o vegetarianismo. Não permite carne, aves, peixes ou frutos-do-mar. No entanto, alguns veganos consomem ovos, produtos lácteos e outros subprodutos de animais. Muitos veganos também incorporam substitutos da carne nas suas dietas. Além disso, alguns vegetarianos incluem carne, aves e frutos-do-mar nas suas refeições.

O estilo de vida vegetariano evoluiu para se tornar uma identidade mais pessoal do que um conjunto de regras alimentares. É uma maneira de expressar ideais e se conectar com grupos de indivíduos que compartilham escolhas e crenças alimentares semelhantes. Isso permite que você se sinta mais conectado ao mundo. Além disso, o vegetarianismo é muito menos restritivo que os omnívoros.

Embora ambas as dietas sejam menos restritivas que os omnívoros, eles exigem muito planeamento. Por exemplo, uma dieta vegana não é adequada para todos, mas pode ajudar uma pessoa a obter proteínas, ferro e cálcio suficientes. A maioria das pessoas começa com uma forma menos restritiva de vegetarianismo, conhecida como lacto-vegetarianismo. Uma dieta lacto-vegetariana, por outro lado, exclui produtos de carne, mas permite produtos lácteos. Essa dieta tem muitas vantagens, incluindo o fato de tornar uma pessoa menos suscetível ao desenvolvimento da deficiência de cálcio.

Estudo mostra que quem come pouca carne e peixes são menos suscetíveis ao câncer colorretal do que os comedores de carne. Da mesma forma, quem come peixe e vegetarianos têm um menor risco de câncer colorretal do que os comedores de carne.

Dietas à base de plantas


Uma dieta baseada em plantas é uma escolha mais saudável do que uma base de animais. Os seus muitos benefícios incluem impacto humano reduzido no meio ambiente. Embora possa ser difícil desistir completamente da carne, existem muitos substitutos de carne disponíveis para pessoas que consideram uma dieta baseada em plantas.

Vegans e vegetarianos geralmente são muito comprometidos com as suas dietas. Um estilo de vida baseado em plantas, por outro lado, permite mais flexibilidade. As pessoas que seguem uma dieta baseada em vegetais não se restringem a um plano de dieta rigoroso, mas ainda podem comer carne, ovos, leite e produtos lácteos.

3.5 / 5. Votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo