Avançar para o conteúdo

Quais as Dicas de Condução Segura ao Conduzir uma Autocaravana?

Não há dúvida que as autocaravanas oferecem uma forma única de viajar e ver o mundo. São confortáveis e espaçosas e podem ser personalizadas de acordo com as suas necessidades. Mas as autocaravanas não são como os carros ou as carrinhas – são grandes carroças que exigem um conjunto de habilidades de condução diferente.

Uma autocaravana é maior, mais pesada e mais desafiante de manobrar. Também tem mais pontos mortos e distrações ao conduzir do que pode estar à espera. Assim, é crucial ter algumas coisas em mente antes de se fazer à estrada. Se está prestes a levar a sua autocaravana para a estrada, leia estas dicas de condução segura antes de começar!

Dicas de Condução Segura em Autocaravanas

1.    Pratique antes de se fazer à estrada.

Quando decidir alugar autocaravanas, precisa de cuidar delas e tentar o seu melhor para evitar qualquer dano acidental para evitar gastar mais dinheiro. Antes de começar a sua aventura numa autocaravana, deve praticar a condução na autocaravana que acabou de alugar primeiro. Leve o seu tempo ao conduzir a sua autocaravana pela primeira vez. Pratique a marcha-atrás, virar em esquinas, e usar as funcionalidades do seu veículo antes de seguir numa grande autoestrada ou ruas citadinas movimentadas.

2.    Evite as horas de ponta sempre que possível.

Dois grandes desafios quando toca a conduzir uma autocaravana: manobrar em espaços apertados (como parques de estacionamento) e lidar com outros condutores que não sabem como conduzir próximos de veículos grandes na estrada. Evite estes desafios, planeie a sua viagem fora das horas de ponta sempre que possível – especialmente se estiver mau tempo ou se estiver a ir para longe de casa.

3.    Não coma enquanto conduz.

Comer enquanto conduz distrai e pode criar riscos sérios se não for feito corretamente. O melhor a fazer é encostar e comer. Ao tentar comer ou beber enquanto conduz arrisca-se a perder o controlo do seu veículo. Além disso, os acidentes podem ser causados pelo derrame de comida ou por se engasgar.

4.    Mantenha-se atento aos ângulos mortos e espelhos ao fazer marcha atrás.

Dado que são tão grandes, as autocaravanas têm muitos ângulos mortos – especialmente quando está a fazer marcha atrás – então, é crucial estar alerta quando está a fazer marcha atrás ou a fazer marcha atrás para estacionar. Ainda, verificar os seus espelhos com regularidade e ajustá-los para que lhe mostrem o que está atrás de si sem obstruir as suas visões frontal e lateral.

5.    Esteja sempre atento na estrada.

Mesmo que esteja confortável ao conduzir uma autocaravana, é fácil distrair-se com o que se passa à sua volta – especialmente se os outros condutores não estiverem a prestar atenção a si mesmos! Esteja sempre alerta ao que se passa à sua volta para que esteja focado numa condução segura.

6.    Mantenha uma distância de segurança.

Conduzir demasiado perto atrás de outro veículo é uma das causas mais comuns de acidentes entre autocaravanas e outros veículos. Mantenha uma distância entre si e o carro à sua frente para que, no caso de acontecer alguma coisa, ambos os condutores tenham tempo suficiente para reagir em concordância. O tempo de distância segura atrás de outro veículo para autocaravanas é cinco segundos.

7.    Use sempre os piscas.

Os piscas são usados para que os outros condutores saibam para que direção se planeia virar ou mudar de via. Também lhes permite saber que não devem estar muito próximos atrás do seu veículo porque irá virar em breve. Ao usar os piscas enquanto conduz uma autocaravana, mantenha-se atento para ciclistas e outros condutores que podem não conseguir vê-los com tanta facilidade por causa do tamanho do seu veículo ou obstruções na estrada, como árvores ou edifícios.

8.    Tenha atenção às condições climatéricas.

Conduzir uma autocaravana pode ser complicado no mau tempo. Informe-se acerca da meteorologia antes de se fazer à estrada para a sua viagem. Condições como a neve, gelo e vento irão afetar a sua condução e podem facilmente fazê-lo perder o controlo da sua autocaravana. Se estiver a chover ou nevar, assegure-se de que os seus pneus têm uma boa adesão e que a estrada está seca antes de sair.

9.    Tome atenção à pressão dos pneus.

Tenha pneus adequadamente cheios, para que não rebentem enquanto conduz a grande velocidade na autoestrada. Baixa pressão nos pneus pode causar acidentes e pneus furados, abrandando consideravelmente o seu tempo de viagem. Assim, verifique os seus pneus antes de se fazer à estrada.

Retirada Final

Se mantiver estas dicas à mão, passará momentos seguros e divertidos com a sua família na sua viagem de autocaravana. Acima de tudo, mantenha os seus olhos na estrada e plano. Não se esqueça de também desfrutar da viagem, de desligar, descontrair e relaxar!

4.3 / 5. Votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo