Avançar para o conteúdo

Poupe na rega do jardim

Economizar água no jardim não é uma ideia nova, mas tornou-se absolutamente importante atualmente. Além de reduzir as contas de água, o meio ambiente agradece o cuidado.

Rega inteligente.

Tente regar à noite. Esta é uma dica muito inteligente, pois se fizer isso, reduzirá a perda de água por evaporação, o que permite que as plantas reponham as suas necessidades hídricas para manter a sua plena viabilidade. Reduza a frequência com que rega o seu jardim por semana (duas vezes é suficiente). Se regar mais de duas vezes por semana, tente reduzir gradualmente a frequência dessas regas, pois quando isso acontece, você força as plantas a desenvolverem raízes mais profundas, tornando-as mais independentes e eficientes. Por outro lado, evite regar quando a previsão de chuva iminente é em vão e desperdiça recursos.

Nos meses mais quentes, lembre-se de que a água evapora muito mais rápida e facilmente. Você deve ter cuidado especial para que as plantas não sequem. Uma das dicas que posso dar para economizar água no jardim é evitar regar nas horas mais quentes.

Evitando regar nas horas mais quentes, reduz a quantidade de água que se perde por evaporação nas raízes mais facilmente onde é realmente necessário. Escolha o início da noite ou o início da manhã para regar as suas plantas, pois durante os períodos de temperaturas mais baixas, as plantas precisam de menos água para sobreviver, permanecem nos níveis de humidade corretos por mais tempo e evitam regas desnecessárias.

Se quiser economizar ainda mais água, opte por sistemas de irrigação por gotejamento, que economizam bastante água e utilizam casca de pinheiro para evitar a evaporação. A casca do pinheiro também pode ser muito benéfica, pois ajuda a desencorajar o crescimento de ervas daninhas. Não se esqueça que a água é um recurso não renovável, portanto, devemos ser responsáveis ​​por usá-la da maneira mais sustentável possível. Jardim significa coletar água da chuva. Por exemplo, você pode fazer isso por meio de um balde, sob uma calha ou outro sistema de drenagem para captar e armazenar a água da chuva. A coleta e armazenamento de água da chuva é uma prática muito importante e eficaz se você deseja economizar água. Você não está apenas ajudando a proteger o planeta, mas também economizando nas suas contas de água, pois os preços por metro cúbico continuam a subir.

Use cobertura morta

Uma das dicas para economizar água no jardim é para cobrir como palha, folhas secas, serragem grossa, etc. Assim você minimiza a perda de água pelo solo e cobre os espaços entre as plantas. Essa cobertura, que pode ser de diversos tipos, decompõe e nutre as plantas do seu jardim, evitando o surgimento de ervas daninhas e reduzindo drasticamente a evaporação da água.

A cobertura deve ser instalada a uma curta distância do caule das plantas e não deve ser colocada em áreas com solo muito húmido. Também é muito importante não exagerar na quantidade de cobertura aplicada. O ideal é criar uma camada no solo que não impeça a passagem da água, por exemplo, da irrigação. Neste caso, remova a camada superior e aplique uma nova

Reciclar

Regar as plantas com a água que sobra na cozinha, por ex. B. a água que sobra no copo usado para cozinhar legumes e massas. Simplesmente não pode usar água contaminada com sal.

Plante as espécies certas

Ao escolher espécies nativas da sua área, você pode ter certeza de que elas combinam perfeitamente com o clima e regime de chuva local, dispensando irrigação adicional. Favoreça também as de regiões áridas, como as suculentas, em geral. Essas plantas possuem estruturas especiais e formas de economizar água.

Plantar árvores

As árvores sombreiam o jardim e as casas e reduzem a temperatura. Além disso, uma vez bem estabelecidos, eles não precisam de irrigação e podem encontrar a água de que precisam no solo. A água evaporada das árvores ainda participa da humidade ambiente, o que favorece a formação de nuvens de chuva.

3.9 / 5. Votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo