Avançar para o conteúdo

Planear e cuidar de um jardim

Manter um jardim é uma atividade agradável e gratificante. Seja criando um jardim ornamental ou uma pequena horta, as vantagens de cavar no chão são óbvias.
Além disso, é extremamente gratificante ver o seu trabalho crescer e prosperar.

  1. Decida o tipo de jardim

Antes de começar, imagine que tipo de jardim você quer ter. Para fazer isso, tente pensar na intenção do jardim. Deveria ser um jardim ornamental? Talvez um quarto com ervas e especiarias? Ou até mesmo uma horta com legumes? Veja como cuida das plantas e escolha a que mais se adequa à sua rotina.

Tente também imaginar que tipo de espaço quer: verde, colorido, reto, com curvas. Decidir sobre essas informações é fundamental para pensar nos próximos passos do seu jardim.

  1. O local

Escolher um bom local determinará o sucesso do seu jardim. As plantas têm necessidades diferentes, mas há uma coisa que todas elas gostam: luz. Portanto, escolha um ponto brilhante para o seu novo espaço.

Se puder encontrar um local com sol e sombra, melhor ainda, pode variar as espécies de plantas. Uma dica: áreas menores são mais fáceis de cuidar, principalmente para iniciantes. Comece com um jardim pequeno e bonito e depois passe para algo maior.

  1. Prepare o terreno

Uma vez escolhido o local, é hora de sujar as mãos. O primeiro passo é limpar o piso e remover quaisquer contaminantes da área. Remova a sujeira e as ervas daninhas e comece a melhorar o solo. Mexa bem a terra e deixe-a macia e arejada. Agora, também é recomendável adicionar substratos, e fertilizantes no solo, o que ajudará a nutrir a planta no futuro.

  1. Escolha as plantas

Se já decidiu que tipo de jardim quer, agora tem de escolher as plantas. Algumas espécies podem ser plantadas o ano todo, outras florescem apenas em determinadas épocas. Além disso, escolha produtos de jardinagem para manter as suas plantas crescendo fortes e saudáveis ​​em diferentes climas.

Considere também o tipo de jardim que planeia: para um jardim pequeno e bonito, escolha plantas menores e delicadas. Se tem muito espaço, arrisque-se com espécies maiores.

Flores como gerânios, malmequeres, zínias, begónias e malmequeres são fáceis de cuidar e tendem a florescer o ano todo, o que é uma ótima opção e uma ótima maneira de iniciar um jardim para iniciantes.

  1. Plante

Após tanto trabalho, é hora de plantar! Não há grande segredo para este momento, mas é recomendável ter ferramentas de jardinagem para facilitar o processo. Dicas:

Se decidiu plantar sementes: Preste atenção ao procedimento para cada espécie. Os pacotes de sementes geralmente vêm com instruções para plantar esta espécie. Normalmente basta cobri-la com uma fina camada de terra, mantendo um espaço entre uma semente e outra.
Se deseja plantar mudas: cuidado ao transplantar. As raízes são muito delicadas e ficam expostas neste ponto. Tenha cuidado para não quebrar ou danificar a raiz e deixe um espaço de 30 cm entre cada muda.

  1. Regue sempre

Muitas vezes a água é um ingrediente essencial para o crescimento das plantas. As sementes precisam de ainda mais água, e a rega deve ser feita diariamente. Mudas e plantas pequenas são mais independentes, mas ainda precisam de cuidados até que estejam totalmente adaptadas.

Escolha regar pela manhã ou à tarde e lembre-se de nunca regar quando o sol estiver alto. Isso pode queimar e prejudicar o crescimento das plantas. Considere também o clima diurno: nas estações mais quentes, as plantas precisam de mais água. Dependendo da espécie, pode ser regada a cada dois dias em dias frios.

  1. Mantenha o ritmo

Começar um jardim é um trabalho árduo, mas para manter o seu novo espaço bonito e florido, ele precisa de manutenção regular. Regue sempre que necessário, não se esqueça de podar as plantas e tomar cuidado com as ervas daninhas. Trate as suas plantas com um fertilizante uma vez por mês e não se esqueça de fertilizar ocasionalmente.

3.7 / 5. Votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo