Avançar para o conteúdo

Benefícios do colagénio

O colágeno é uma proteína endógena responsável pela firmeza e elasticidade da pele. O colágeno também é encontrado em alimentos como carne e gelatina, e como componente de hidratantes e suplementos dietéticos.

Essa proteína é muito importante para manter as células fortes e unidas, prevenindo o aparecimento de estrias, rugas e linhas de expressão, além de ser essencial para promover cabelos e unhas saudáveis.

O colágeno também é importante para a formação de tendões, cartilagens e ligamentos nas articulações, evitando o contacto entre os ossos e consequente desgaste.

Principais Benefícios

Previne o aparecimento de rugas

O colágeno é o maior componente das células da pele, promove o fortalecimento e aumenta a elasticidade e a humidade da pele, ajudando assim a prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Ajuda no tratamento da osteoartrite

A osteoartrite é uma doença que causa inflamação, inchaço e dor nas articulações, causada pelo desgaste da cartilagem, composta principalmente por colágeno e tem a função de quebrar os ossos.

Em geral, a quantidade de colágeno produzida pelo corpo diminui com a idade, aumentando o risco de desenvolver osteoartrite.

Alguns estudos mostraram que consumir suplementos de colágeno ajuda a reduzir a inflamação das articulações, além de estimular o corpo a produzir colágeno, reduzindo a dor, o que é muito útil no tratamento da osteoartrite.

Fortalece os ossos

O colágeno é importante para dar estrutura e força aos ossos e mantê-los fortes. No entanto, à medida que envelhecemos, a quantidade de colágeno nos ossos diminui, tornando-os mais quebradiços e menos densos. o que aumenta o risco de fratura e impede a cicatrização.

Muitos estudos mostram que os suplementos de colágeno ajudam a fortalecer e aumentar a densidade óssea e reduzir o risco de desenvolver osteoporose ou osteopenia.

Aumentar Massa Muscular

O colágeno é necessário para manter os músculos fortes e funcionais, e o uso de suplementos de colágeno ajuda a aumentar a massa e a força muscular, aumentando a síntese de proteínas musculares, como a promoção da creatina, por exemplo

Melhora a Saúde Cardiovascular

O colágeno faz parte da estrutura das artérias e promove maior elasticidade nos vasos sanguíneos, facilitando o transporte do sangue do coração para o resto do corpo. Quando não há colágeno suficiente no corpo, as artérias podem se enfraquecer e frágeis, aumentando o risco de aterosclerose, uma doença cardiovascular caracterizada pelo estreitamento das artérias que pode causar coisas como ataque cardíaco ou derrame.


O colágeno melhora a saúde cardiovascular e ajuda a reduzir o risco de desenvolver aterosclerose. Além disso, esses suplementos também aumentam o colesterol bom, importante para diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Promove a saúde do cabelo e das unhas

O colágeno ajuda a promover a saúde do cabelo e das unhas, pois também faz parte desses tecidos, aumentando o crescimento do cabelo e aumentando a elasticidade e resiliência das unhas, tornando-as mais fortes e saudáveis.

3.9 / 5. Votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo