Avançar para o conteúdo

Plantar árvores de fruto

Com a chegada do outono vêm os afazeres inerentes a essa estação, como o início do plantio de árvores frutíferas. Conheça 3 exemplos de árvores que são boas alternativas para plantar nesta época do ano.

Macieiras

As macieiras são um dos principais exemplos de árvores frutíferas para plantar nesta temporada. Um dos conselhos mais importantes antes de comprar estas árvores frutíferas é escolher variedades de macieiras que se adaptem ao local que têm para elas. Se tiver pouco espaço, opte por uma variedade de macieiras anãs como Sun Red Apple.

Normalmente, as macieiras começam a dar frutos após 3 a 5 anos e atingem a maior produtividade entre 10 e 20 anos, podendo continuar a dar frutos até os 50 anos de idade.

No período de floração associado à primavera, as suas flores brancas vão embelezar o seu pomar.

Macieiras

As maçãs são colhidas do outono ao inverno (com exceção da Royal Gala, que pode ser colhida no verão).

Para apoiar o processo de crescimento e desenvolvimento destas fruteiras, é normal a utilização de uma estaca que suporte este tipo de fruteira.

Certifique-se de que o local em que instala essas árvores frutíferas receba várias horas de luz solar por dia, solo rico em nutrientes e bem drenado. Além disso, certifique-se de que as macieiras sejam colocadas em locais protegidos de ventos fortes e geadas. Evite lugares muito sombreados.

Ao plantar a(s) macieira(s), remova todos os vestígios de pedras ou ervas daninhas e depois cave um buraco com cerca de 50 cm de profundidade e plante a sua macieira. Certifique-se de regar as suas fruteiras com frequência, especialmente nos primeiros estágios da vida. Para melhores resultados, use um fertilizante no momento do plantio que garanta os nutrientes que essas árvores frutíferas precisam, principalmente nos estágios iniciais.

Pereiras

As peras são árvores de fruto que, tal como as macieiras, pertencem à família das rosas.

O plantio de pereiras pode começar no outono ou, alternativamente, no início da primavera para garantir que essas árvores frutíferas possam se enraizar adequadamente. A propagação é geralmente por enxertia em mudas ou, alternativamente, em marmelo.

Atualmente a pera Rocha é a variedade mais cultivada em Portugal e ocupa a esmagadora superfície desta árvore de fruto.

Uma das variedades de pera mais famosas em Portugal é a pera nacional rocha. Existem também variedades estrangeiras como Lawson ou Williams, que são muito populares.

Pera

Na hora do plantio, aconselho plantar pelo menos duas pereiras para facilitar o processo de polinização cruzada.

Deve-se notar que essas espécies de árvores frutíferas gostam de solos leves, com pH neutro e um teor significativo de matéria orgânica.

Evite colher essas frutas maduras na época da colheita, pois elas podem se tornar muito farinhentas. Coloque-os num local fresco e seco para uma vida útil mais longa.

Cerejeiras

As cerejeiras pertencem ao gênero Prunus, assim como a maioria das árvores frutíferas de caroço, como ameixeiras e pessegueiros. Estas árvores frutíferas têm uma floração precoce que ocorre especialmente no final do inverno ou início da primavera.

É importante que forneça alguma exposição ao sol, solo bem drenado e poda bem-feita.

A época ideal para plantar cerejeiras é o outono para evitar o frio característico da estação seguinte. As cerejeiras são sensíveis a muita água, então deve evitar o excesso de água. Os momentos mais importantes em que deve regar são especialmente no início do desenvolvimento dessas árvores e durante períodos mais longos de seca.

A poda também é importante porque torna a incidência de luz mais eficiente, entre outros fatores que também podem ser por questões estéticas realizadas no verão após a floração.

cerejeira

4.6 / 5. Votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo