Avançar para o conteúdo

Cuidados para um cabelo longo

Cabelos longos precisam e merecem mais atenção, muito cuidado e dedicação.

Da raiz às pontas, o cabelo está cada vez mais sujeito a danos: isto aplica-se a todos os cabelos compridos. Quem tem cabelo comprido tem medo de pontas duplas. Infelizmente, só existe uma solução quando o cabelo se divide ou se divide em duas ou mais mechas: cortar: pode evitar isso usando uma ferramenta de reparo de pontas e verificando regularmente a saúde do seu cabelo. Isso dá-lhe tempo e oportunidade de usar os produtos de cuidado certos.

Cabelos longos e curtos têm diferentes necessidades de cuidados, representando um desafio adicional. As pontas precisam de cuidados especiais. No entanto, usar os produtos certos trará os resultados desejados.

Cuidados adequados para cabelos longos

Só lavar não fará muito pelo seu cabelo. Deve usar um condicionador após cada lavagem e um produto de cuidado intensivo uma vez por semana.

Penteie o cabelo antes de lavar. Lavar dessa maneira causará menos nós.

Nunca prenda o cabelo molhado num rabo de cavalo. Além disso, o cabelo molhado é mais sensível a danos. Mesmo uma pequena pressão (como um elástico) causará danos.

Nunca esfregue o cabelo com força contra uma toalha para secá-lo. Em vez disso, coloque uma toalha sobre a cabeça e mova-a suavemente até as pontas do cabelo. Isso absorve a água e mantém o couro cabeludo intacto.

Não devem ser usados ​​acessórios de metal ou faixas elásticas sem cobertura de tecido. Com o tempo, eles levarão a cabelos fracos e quebradiços.

Use o cabelo solto em casa: seja gentil com o cabelo e evite penteados como rabos de cavalo ou tranças. Se você não gosta que o seu cabelo caia sobre o rosto, use uma tiara (mas evite as de plástico).

Deixe o cabelo secar naturalmente sempre que possível.

Sempre que possível, selecione o modo de resfriamento ao usar a secadora. Se precisar usar ar quente, mantenha uma distância de pelo menos 15 cm entre o couro cabeludo e o secador.

Pentear o cabelo com cerdas naturais proporciona um brilho mais bonito.

Hidratação

A hidratação é um processo que consiste na troca de água e na devolução da humidade aos fios. Isso é necessário para qualquer tipo de cabelo, mas principalmente para cabelos compridos – pois é o comprimento do cabelo que mais perde água durante o dia.

Essa perda ocorre devido à exposição a agentes agressivos como: sol, vento, poluição, frio, secador, chapinha e chapinha. Além disso, outras interferências como tinturas e descolorantes aumentam o processo de perda de humidade do cabelo.

Até as condições do próprio organismo podem promover essa perda hídrica. Como desidratação, má alimentação (deficiência nutricional) e, por exemplo, alterações hormonais.

Por isso, para quem tem cabelos compridos, é fundamental hidratar pelo menos uma vez por semana. Isso evitará que os fios pareçam secos, quebradiços e quebradiços, permitindo que eles se tornem mais saudáveis ​​e promovam o crescimento.

A hidratação também deixa o cabelo com mais brilho, maciez e ajuda a fechar bem as cutículas, ajuda a manter as pontas alinhadas e evita que os fios embaracem.

Vale ressaltar que hidratar o cabelo é importante, mesmo que pareça saudável, pois a perda de humidade é diária. O que você pode fazer se o seu cabelo estiver bom é mudar a hidratação de 1 vez por semana para 1 vez a cada 15 dias.

Nutrição

Ao contrário da hidratação, o processo de nutrição visa repor os lipídios. Esses componentes têm como principal função ajudar a reter a água nos fios, ou seja, ajudam a reter a água e a humidade nos fios por mais tempo.

Isso é possível porque os lipídios são como ‘gordura’ e complementam a oleosidade natural do cabelo, ajudando a mantê-lo mais equilibrado, com mais brilho e vitalidade.

Já que quem tem cabelo comprido tende a sentir mais atrito no comprimento e perder mais água, manter o cabelo em dia ajuda a manter os fios saudáveis ​​e hidratados por mais tempo.

Este tratamento também evita que os cabelos fiquem rígidos, ásperos, emaranhados, sem vida e crespos.

Outro problema comum para quem tem cabelos compridos são as temidas pontas duplas e, nesse sentido, a nutrição é uma grande aliada. Ele realmente ajuda a restaurar a textura do fio e deixa as pontas seladas e até um pouco menos finas.

Mas vale lembrar que o excesso de nutrição capilar pode causar o efeito contrário ao desejado. Por isso, os intervalos devem ser maiores: a alimentação pode ser feita a cada 15 ou 20 dias.

Corte


Antes de tudo, deve ficar claro que não, cortar o cabelo não faz ele crescer mais rápido. O aparar é importante apenas para dar movimento, manter os fios bonitos e eliminar as pontas desfiadas e quebradiças

Porque mesmo com hidratação e nutrição, é normal que as pontas afinam com o tempo e comecem a ficar com um aspeto não muito saudável.

Cortar os fios é importante para ficarem bonitos e saudáveis, sem pontas finas.
Cortar, portanto, ajuda a manter o cabelo bonito e saudável mesmo enquanto cresce. Não há limite definido para a frequência com que deve ser cortado, você pode analisá-lo com base no seu cabelo.

Isso porque cada fio tem um certo período de crescimento, e dependendo dos seus cuidados, as pontas podem ficar saudáveis ​​e bonitas por mais tempo (ou menos tempo).

Seleção de produtos

Sem dúvida, há inúmeros produtos para o cabelo por aí. No entanto, para alcançar os resultados desejados, você precisa escolher os itens certos consoante as suas necessidades e objetivos.

Nos tópicos anteriores vimos que a hidratação e nutrição são etapas importantíssimas para quem tem cabelos compridos e quer cuidar bem dos fios. Portanto, também precisa escolher produtos adequados para essas etapas.

3 / 5. Votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo