Avançar para o conteúdo

Combater a solidão

Quando se sentir sozinho, há muitas coisas que pode fazer para combater os seus sentimentos de isolamento. Passar tempo ao ar livre pode levantar o seu ânimo e combater a solidão. Pode fazer uma viagem de um dia a uma bela localização. Também pode conversar com um terapeuta ou conselheiro para descobrir o que pode fazer para melhorar a sua qualidade de vida.

Fazer novos amigos

Fazer amigos é um aspeto essencial para manter uma saúde mental positiva. As pessoas que estão solitárias geralmente perdem oportunidades para reforçar as suas amizades. Esse tipo de solidão pode ser incapacitante para a saúde mental de uma pessoa.

Primeiro, tente fazer novos amigos num ambiente que faça sentir-se confortável. Algumas pessoas desfrutam de grandes grupos, enquanto outras preferem interação individual. Reservar um tempo para aprender sobre diferentes ambientes é essencial para construir fortes amizades.

A solidão pode afetar negativamente a sua vida social e produtividade. Também pode aumentar o seu nível de stresse, o que tem consequências negativas na sua saúde. De acordo com um grande estudo, as pessoas que relatam a solidão crónica têm um maior risco de doença cardiovascular e mortalidade àquelas que relatam um nível mais baixo de solidão.
Saindo ao sol

Sair de casa

Sair ao sol tem muitos benefícios, desde a melhoria da saúde física até o combate à solidão. O sol desencadeia serotonina e endorfinas, as hormonas felizes.

Sair de casa também pode aumentar a sua saúde mental. Passar um tempo ao sol desencadeia a produção de endorfinas e serotonina, aumenta o seu humor. Enquanto passar o tempo ao ar livre é importante, formar novos relacionamentos e se envolver em outras atividades também ajudará a se livrar da solidão.

Faça voluntariado

O voluntariado pode ser uma das melhores maneiras de combater a solidão e pode ser feita de várias maneiras. Num estudo recente, voluntários que passaram 100 ou mais horas em atividades voluntárias relataram menos solidão. E aqueles que iniciaram novos papéis voluntários relataram uma maior redução no seu nível de solidão.

Os voluntários também descobrem que fazem novos amigos e conhecem pessoas de diferentes idades e origens.

Ajuda as pessoas a permanecer a conviver com outras pessoas e mantém uma perspetiva mental positiva. Um estudo relatou que as viúvas que se ofereceram por duas horas por semana relataram ter mais energia e uma perspetiva mais positiva devido às suas interações com outras pessoas.


Converse com um terapeuta ou conselheiro

Se lida com extrema solidão ou uma forma mais subtil da condição, conversar com um terapeuta ou conselheiro pode ajudar a superar sentimentos de isolamento. Embora sentir-se solitário seja perfeitamente normal e compreensível, isso pode impactar negativamente muitas áreas da sua vida. Um terapeuta ou conselheiro pode ajudar a identificar as causas subjacentes dos seus sentimentos de solidão e oferecer estratégias para lidar com eles.


3.8 / 5. Votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo