Avançar para o conteúdo

Adotar um animal com consciência

Sabemos que muitas pessoas desejam receber um animal de estimação em casa, mas a decisão de adotá-lo precisa ser criteriosa e bem ponderada. A sua chegada implica períodos de adaptação e inúmeras mudanças a ter em conta.

Recomendamos, por isso, que considere estas cinco questões essenciais antes de adotar um animal de estimação:

O que me faz quer adotar um animal de estimação?

Os motivos podem ser variados, como: a relação de afeto que se forma ou a companhia que fazem para nós, mas não devemos esquecer as responsabilidades e obrigações envolvidas. Também precisamos garantir que todos na nossa casa estejam confortáveis ​​com a decisão.

Tenho tempo suficiente para manter um cachorro ou um gato?

Adotar um animal exige muito de nós com várias rotinas diárias. Passeios, exercícios educativos, jogos, brincadeiras e cuidados básicos de higiene farão parte do dia a dia. Portanto, certifique-se de gerir o seu tempo de maneira eficaz para incorporar essas tarefas à sua rotina diária.

Tenho condições financeiras para manter um animal de estimação?

Adotar um animal requer investimento contínuo, não só na compra de comida e higiene, mas também em visitas regulares ao veterinário e outras despesas pontuais. Portanto, certifique-se de que essas despesas possam ser incluídas no orçamento familiar.

Posso mesmo assumir um compromisso de longo prazo?

Você conhece o tempo de vida médio. Qual animal você gostaria de adotar? A expectativa média de vida dos animais de estimação é entre dez e quinze anos. Como tal, este é um compromisso com a vida, com um cuidado que nunca deve ser esquecido: bem-estar, saúde, alimentação, abrigo, entre outros.

Que tipo de animal é este melhor se adapta ao meu estilo de vida e moradia?

Certifique-se de que a sua casa e estilo de vida atendam às necessidades de saúde e segurança do seu novo animal de estimação. Pense no tamanho e formato da sua casa, no seu estilo de vida e considere as características do animal de estimação que você acha que seria ideal para você.

Após informado e consciente da decisão de adotar um animal de estimação, contacte uma associação, abrigo e dê um lar carinhoso e estável a um animal.

3.8 / 5. Votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo