A actigrafia é um teste não invasivo que monitora os ciclos de atividade e repouso durante vários dias ou semanas. O seu objetivo é obter uma medida objetiva do número de horas de atividade e repouso, fortemente correlacionado com o número de horas acordado e dormindo.
Para realizar actigrafia, um actigraph (um pequeno dispositivo em forma de relógio) é usado no pulso não dominante e deve ser usado por um período de tempo especificado, que será de pelo menos uma semana. No mesmo período, também é necessário preencher e enviar um diário de sono.
Por meio de sensores de movimento (acelerômetros), o actígrafo deteta e regista os movimentos realizados. Os dados de registo e registo do proprietário são compilados e processados para estimar o tempo de atividade e o tempo de inatividade.
Uma vez que normalmente existe uma redução significativa dos padrões de movimento durante o sono, os resultados da actigrafia permitem-nos tirar várias conclusões quanto a:
- Tempo total de sono;
- Tempo total acordado;
- Número de despertares durante o sono;
- Latência do sono, ou seja, o tempo necessário para iniciar o sono.
A actigrafia é uma importante ferramenta diagnóstica adicional para vários distúrbios do sono, especialmente distúrbios do ritmo circadiano, síndrome do sono insuficiente e alguns tipos de insónia e hipersonia.
O fato de ser um exame não invasivo, indolor, de fácil execução e que não interfere na rotina diária torna a actigrafia um excelente método para estudar os distúrbios do sono. No entanto, a actigrafia pode não ser suficiente, e a investigação de problemas de sono pode exigir exames adicionais para chegar ou confirmar o diagnóstico, como a polissonografia.
A realização da actigrafia não tem contra-indicações.