Avançar para o conteúdo

Como as tendências do E-Commerce estão a moldar o futuro das compras online

Como as tendências do E-Commerce estão a moldar o futuro das compras online

O comércio eletrónico entrou definitivamente nas nossas vidas, quer sejamos meros consumidores, quer tenhamos um negócio online.

Da alimentação à venda de serviços de limpeza passando por comércio de automóveis e roupa, o E-Commerce assume-se atualmente, como um verdadeiro mercado de proximidade que permite aos negócios alcançar uma maior audiência, internacionalizarem-se e aumentarem a sua faturação sem ser necessário um investimento milionário.

O impacto do E-Commerce em Portugal

Esta crescente “onda migratória” de consumidores e negócios para o comércio eletrónico assume números extraordinários em Portugal.

De acordo com os dados do Governo português, as compras online representaram em 2022, cerca de 56% do PIB, percentagem que corresponde a 129,5 mil milhões de euros e que indica uma subida de 219% entre 2011 e os nossos dias.

De forma mais ou menos explosiva, o e-commerce está a crescer em todo o mundo fruto não só de os consumidores olharem para este mercado como uma forma mais simples, cómoda e rápida de efetuarem as suas compras, mas também porque as constantes introduções de novas tecnologias tornam toda a experiência de compra mais intuitiva, informada e segura.

Dentro destas novas tendências de e-commerce encontramos coisas tão diversas como a realidade virtual e a realidade aumentada que acabam por dar corpo a uma melhor e mais “real” visualização de, por exemplo, peças de roupa ou calçado, para que o consumidor se sinta, verdadeiramente, dentro de uma loja a ser assistido por uma funcionária.

Para além destas tecnologias que tornam toda a “montra digital” mais intuitiva e cativante, temos ainda que contar com a introdução de chatbots que auxiliam o cliente em todas as etapas da compra online permitindo tirar dúvidas em tempo real, o live commerce que, com o sucesso de redes sociais como o Instagram e o Tik Tok, lançam para a ordem do dia a importância do vídeo na captação de clientes através da humanização do processo de venda online, o voice commerce que utiliza programas de voz como a Alexa e o Google Assistant para a promoção de vendas de produtos e serviços online e os pagamentos com carteiras digitais que tornam as transações ainda mais rápidas e seguras.

Pagamentos online: rapidez e segurança

Os pagamentos online acabam por ter uma importância superlativa neste universo do E-Commerce, já que é a suavidade do processo de check-out (finalização de compra com o pagamento) que vai determinar o abandono, ou não, do carrinho de compras.

Para que este processo seja o mais suave possível, os meios de pagamento colocados à disposição dos consumidores terão de estar alinhados com os seus hábitos de consumo, o que em Portugal equivale a dizer que, entre outros, deve incluir a possibilidade de pagamentos por referência multibanco (método de referência para os consumidores lusos), MB WAY, cartão de débito/crédito e carteiras digitais.

Neste domínio, merecem destaque as soluções de pagamento online da REDUNIQ, nomeadamente o REDUNIQ@Payments e o REDUNIQ E-Commerce.

Desenvolvida pela REDUNIQ, marca da UNICRE, especialista no desenvolvimento de soluções de pagamento presenciais e online inovadoras, a solução chave na mão REDUNIQ@Payments surge como uma resposta simples, económica e diversificada para que os negócios que vendem online com ou sem site passem a aceitar, de forma segura, pagamentos por link através do e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco, MB WAY ou por cartões Visa e Mastercard de todo o mundo.

Sem custos de adesão, mensalidade ou necessidade de integração, o REDUNIQ@Payments tem um funcionamento extremamente simples, já que, através de acesso a uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, o negócio vai poder cobrar por link de pagamento, isto é, criar um link de pagamento, que pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp ao cliente que, por sua vez, será reencaminhado para uma página segura REDUNIQ.

Por exemplo, caso venda roupa online através do Instagram ou do Tik Tok, esta solução chave na mão vai permitir-lhe que, com uma simples mensagem via WhatsApp, o seu cliente encomende um vestido ou umas calças que viu na sua página e receba imediatamente, pela mesma via, o link para proceder ao pagamento dando ao negócio mais agilidade e rapidez na satisfação dos desejos dos clientes.

Já se for detentor de uma loja online profissional, a resposta surge sob a forma do REDUNIQ E-Commerce, uma solução que lhe vai dar a possibilidade de aceitar pagamentos online em Portugal com cartões de débito e crédito visa e Mastercard de todo o mundo sem custos de adesão nem mensalidade e com toda a segurança oferecida pelo certificado PCI- DSS que garante a privacidade dos dados sensíveis dos clientes e evita fraudes.

4.5 / 5. Votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo