Já há bastante tempo que tenho em rascunho um texto sobre os Destaques Sapo.
Hoje ao ler a Maria lembrei-me e fiz os arranjos finais.
Começo por dizer que há uns anos os blogues não tinham destaques em lado nenhum, e sobreviviam, alguns tornaram-se bem famosos até. Portanto, o “destaque”, tal como muitas outras questões, é algo relativo.
Os destaques diários são um meio de descobrir novos blogues, acabando por lhes dar alguma visibilidade. Tenho encontrado autênticas relíquias.
Existem também blogues destacados praticamente todas as semanas, e mais que uma vez nessa semana.
Alguns merecem-no? Sim, muito. São blogues bons, bem escritos e têm todo o mérito, eu sigo alguns e gosto muito.
Outros são destacados com textos copiados, assim como fotos, premeia-se a falta de originalidade.
A equipa que faz os destaques não vai averiguar se o texto já existe ou não, nem deve. Cabe a quem escreve referir fontes quando sabe bem que copiou o texto. Percebo também que é impossível ver as centenas/milhares de blogues que o sapo tem, apesar de existirem sempre novidades acaba por também existir muita repetição.
O meu blogue 366Fotografias esteve todo o fim de semana em destaque, existirá quem ache que não mereceu. Este assunto nunca será consensual, pois cada um puxa a brasa à sua sardinha, e embora ninguém o admita provoca ciumeiras. Parece assunto tabú, o facto é que os destaques nem sempre são justos, pois não podem beneficiar todos, e como tal serão sempre polémicos.
É injusto para centenas de bons blogues que permanecem quase desconhecidos, sem visitas e seguidores? É, bastante.
Mas tal como a vida o mundo dos blogues é muitas vezes injusto.