Avançar para o conteúdo

Quarto de bebé, os cuidados a ter

A segurança do bebé é primordial. Para evitar acidentes, é sempre importante proporcionar um espaço seguro e confortável para seu filho que passa muito tempo neste local. Isso ocorre porque o bebé está completamente indefeso e não tem noção de perigo. Por isso, o ambiente deve ser sempre seguro para que mãe e bebé possam ficar tranquilos.

Um quarto infantil seguro deve ter materiais e superfícies fáceis de limpar.
Evite tapetes e cortinas que acumulam muita poeira. Eles podem acabar fazendo com que o seu bebé tenha alergias respiratórias. Por isso, na hora de comprar, opte por materiais mais macios e fáceis de limpar.

As persianas são mais convenientes de limpar, coletam menos sujeira, tornando-as uma ótima opção para decorar, proteger e enfeitar a janela do quarto.

No que diz respeito ao piso, cerâmica, vinil ou madeira são os melhores para o quarto das crianças. Eles também são mais fáceis de limpar e garantem conforto.

Escolha móveis com superfícies lisas e não porosas para que uma simples limpeza deixe tudo limpo. MDF com revestimento de melanina ou tinta laca são um bom exemplo disso.


Se você quer garantir a segurança do seu bebé, o berço merece atenção. Afinal, ele vai passar muito tempo lá.

Quarto de bebé

Quando o berço chegar, certifique-se de que foi montado corretamente. Certifique-se de que não há parafusos soltos ou outras superfícies que possam ferir o recém-nascido. Além disso, certifique-se de que as barras estejam apertadas e não tenham aberturas para evitar que o bebé caia.

Se o berço tiver rodas, mantenha-as sempre travadas. E qualquer tipo de revestimento plástico deve ser evitado, pois pode criar um risco de asfixia. Além disso, é importante ter um colchão bem macio e firme que cubra todo o cómodo.

Por fim, coloque o berço longe de janelas, iluminarias, enfeites de parede, fios ou móveis que possam ser usados ​​como auxílio para pular.

Cuidado com telemóveis e brinquedos


Para garantir a segurança do bebé durante a noite, mantenha os telemóveis e brinquedos fora do alcance dos seus pequenos. Especialmente nos primeiros meses, a criança pode se engasgar ou se machucar.

O telemóvel deve estar bem fixado. E dependendo do crescimento da criança, retire o mobile do berço para não puxar. Os brinquedos, por outro lado, devem ter o seu próprio cantinho para guardá-los.

O ideal é deixar o berço sempre vazio para que você e o seu bebé durmam tranquilos, pois dados da ONG Criança Segura mostram que a asfixia é uma das principais causas de morte em recém-nascidos.

Instale telas nas janelas e portas


Se você mora num apartamento ou casa, instale telas nas janelas e portas que levam para fora para aumentar a segurança do bebé no quarto.

Preste atenção também no berço, que deve ficar longe da janela. Assim o bebé não arrisca cair e os insetos não o incomodam.

Cuidado com os fios nas cortinas e persianas


Fios pendurados em persianas e persianas representam um grande risco de estrangulamento. Dessa forma, você deve estar atento à acessibilidade desses cordões para que o bebé não se enrole com eles e cause um acidente. Também é importante que a fixação seja bem-feita para que o bebé não puxe o acessório e a persiana ainda caia e caia.

Como último recurso, amarre-o. Assim ficam fora do alcance do bebé e não há risco de ele se enforcar nos cordões.


Os produtos de higiene pessoal longe do bebé

Sabonetes, pomadas e lenços humedecidos devem ser mantidos em embalagens fechadas. Isso porque os pequenos costumam colocar tudo o que veem na boca. Por isso a prevenção é importante.

Use protetores de tomada Use protetores de tomada e mantenha os cabos elétricos fora do alcance do bebé. Você pode prender os fios ao longo do rodapé para evitar que fiquem expostos.

Isso também é importante para evitar que o bebé mastigue os fios e leve um choque elétrico. Essa precaução também evita que você tropece nos cabos.

Os móveis devem ser lisos, sem cantos


Os cantos arredondados são mais recomendados para o quarto das crianças por serem mais macios. Então, prefiro esses cantos do que os quadrados. Assim ele não se machuca nas curvas.

Alguns móveis precisam ser fixados na parede. Assim você evita que esse móvel caia em cima do bebé. Isso pode acontecer com a cómoda, por exemplo, se o bebé decidir abrir todas as gavetas de uma vez. Se o peso estiver pendurado para a frente, eles podem fazer com que a cómoda tombe. Para redobrar os cuidados, você também pode prender ganchos de segurança e manter as gavetas sempre fechadas.

Também é sempre muito importante que verifique a colocação dos armários e prateleiras contra as paredes para garantir que estejam bem fixados.

3.6 / 5. Votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo