Com tempo frio e chuvoso, as casas tendem a apresentar problemas de humidade mais visíveis do que os níveis ideais. A humidade excessiva é desagradável, também promove a corrosão e outros danos aos materiais, sem falar no cheiro desagradável de mofo.
Além de tudo isso, a humidade pode levar ao desenvolvimento de mofo e ácaros, que podem ser prejudiciais à saúde, levando a infeções respiratórias, alergias e asma em indivíduos sensíveis. A humidade muito baixa também pode causar danos materiais, por exemplo, na madeira, e desconforto nas vias respiratórias, mucosas nasais e olhos.
Abra as janelas e areje a casa.
Este não é o único problema que você deve considerar para evitar a humidade. Ventilar a sua casa ajudará você a manter a qualidade do ar ideal para evitar algumas dessas doenças:
As principais causas do seu aparecimento são: exposição à humidade, ácaros e alérgenos de mofo.
Alergias, constipações e dermatites: encontrara-os com muito mais frequência em casas fechadas onde se acumulam ácaros, alérgenos ou humidade.
Sinusite e infeções pulmonares, como bronquite: a fumaça do cigarro e o ar poluído podem irritar e inflamar os pulmões e as passagens nasais, levando a essas condições.
Ossos, músculos e articulações: A humidade e a qualidade do ar causam aumento da dor em algumas pessoas com doenças reumáticas.
A má qualidade do ar pode levar a doenças causadas por infeções do trato respiratório inferior, ou seja: traqueia, pulmões, brônquios, brônquios e alvéolos. Isso pode ser particularmente complicado se o paciente pertencer a um grupo de risco.
O ideal é ventilar a casa duas a três vezes ao dia. No verão, deixe as janelas abertas quando o sol estiver menos exposto.
No inverno, sabemos que pode custar um pouco mais caro, por isso recomendamos ventilar os cómodos por pelo menos 20 minutos.
Plantas são uma boa opção, mas não exagere
Embora seja verdade que as plantas podem melhorar a qualidade do ar, se não puder comprar um filtro de ar. Ter algumas plantas pode ser bom, mas o ideal é não transformar a sua casa numa floresta. Existem plantas que secam o ar e outras que o tornam mais húmido, por isso, seja qual for a sua decisão, certifique-se de que ventila bem a sua casa.
Pendurar a roupa do lado de fora
As roupas, assim que saem da máquina de lavar, expelem humidade para o ambiente, e se as pendurarmos dentro de quatro paredes onde não há ventilação, fica ainda pior.
Pendurar roupas do lado de fora não apenas ajudará a manter a humidade fora da sua casa, mas também adicionará um pouco de calor à sua casa.
Se não pode pendurar as suas roupas do lado de fora, o ideal é ter uma secadora para evitar ao máximo a humidade.
Coloque um exaustor na casa de banho
Em geral, os banheiros são as áreas mais húmidas da casa.
Ao colocar um exaustor na casa de banho, você pode evitar problemas e melhorar a qualidade do ar no ambiente.
A solução mais económica é ventilar com um ventilador após cada banho, mas um exaustor é sempre recomendado.
Para evitar humidade na casa de banho, também recomendamos tomar um banho curto. Quanto menos exposição à humidade, menor a probabilidade de ocorrer.
Ligue o exaustor ao cozinhar
O mesmo vale para a cozinha. Enquanto preparamos os alimentos, cria-se humidade que, se não tiver saída própria, também afetará a casa.
Por isso, recomendamos sempre ligar o exaustor para evitar problemas e, se tiver oportunidade, abrir uma janela para melhor ventilação.
Use termostatos para controlar a temperatura
As suas funções de controlo de temperatura também nos permitem controlar a humidade do ambiente, podendo ser uma ferramenta muito útil para manter a nossa casa livre de humidade.
Como dizem, informação é poder. Portanto, verificar diariamente como está a sua casa permite antecipar problemas ao menor sinal.
Use tapetes em armários e quartos pequenos
É um gesto tão pequeno que parece não afetar o nosso dia-a-dia, mas a realidade é que tapetes em armários e quartos pequenos, sobretudo com pouca ou nenhuma ventilação, podem ser uma grande ajuda na prevenção da humidade.
Feche a porta dos sítios com mais humidade
Já mencionamos que o casa de banho e a cozinha são as áreas mais húmidas da casa.
Portanto, uma das coisas que você pode fazer é fechar a porta quando o vapor estiver a sair. Ou seja, ao tomar banho ou cozinhar.
Desta forma, conseguirá minimizar a propagação da humidade para o resto da casa.