O Dia dos Namorados, também conhecido como Dia de São Valentim, é uma data especial para celebrar o amor e o carinho de um casal. É uma ocasião para demonstrar afeto e carinho, e aproveitar para passar um tempo de qualidade juntos. Seja para um casal novo ou para um relacionamento mais antigo, o Dia dos Namorados é a oportunidade perfeita para celebrar o amor.
Celebrando o Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados é comemorado a 14 de fevereiro em Portugal e é uma excelente oportunidade para celebrar. É importante aproveitar o momento para compartilhar sentimentos e lembrar que o amor é o que mantém um relacionamento vivo.
Os casais podem celebrar o Dia dos Namorados de várias maneiras. Uma opção é organizar uma noite romântica em casa, com um jantar especial, velas, e música ao vivo. Outra opção é presentear o parceiro com flores, chocolates, e outras lembrancinhas românticas. Ainda é possível planear um passeio a dois, como um cinema, restaurante, ou outra atividade que o casal goste.
Além de presentear o parceiro, o dia é a oportunidade perfeita para surpreender o parceiro com algo inesperado. Uma ideia é preparar um pequeno-almoço especial e servi-lo na cama, acompanhado de um cartão feito à mão. Outra ideia é organizar um piquenique no parque, com direito a comida, bebida, e muita diversão.
Uma boa opção para surpreender o parceiro é presenteá-lo com um presente personalizado, como um quadro com uma foto especial, ou uma t-shirt com uma frase romântica. O importante é que a ideia seja criativa e que reflita os sentimentos do casal.
O Dia dos Namorados na Língua Portuguesa
O Dia dos Namorados é uma data comemorativa que está presente em muitos países, embora tenha nomes diferentes em cada língua. No português, é conhecido como o Dia dos Namorados, ou Dia de São Valentim, ou até mesmo o Dia do Amor e da Amizade.
Sendo muito especial para os lusófonos, é comemorado com muita alegria e entusiasmo. É uma oportunidade para celebrar o amor, de forma diferente e criativa, e para mostrar ao parceiro que ele é amado e valorizado.
Amor e Carinho no Dia dos Namorados
Convém lembrar que o Dia dos Namorados não é só para casais, mas também para todos os que amam alguém, seja um amigo, um parente, ou alguém especial. Celebrar o amor de todas as formas, e mostrar aos outros que eles são amados e valorizados. O Dia dos Namorados é a oportunidade perfeita para celebrar o amor.
História de São Valentim
Foi no século III dC que viveu o imperador romano Cláudio II, um adorador do deus Sol. Ele estava obcecado em criar um exército crescente e poderoso para o Império. Para tanto, proibiu o casamento para que os jovens soldados que iam para a batalha não formassem fortes laços familiares.
Diz-se agora que um padre cristão chamado Valentimus estava entre aqueles que desaprovavam essa ordem e que ele continuou a celebrar casamentos em total sigilo.
Não demorou muito para que ele fosse descoberto e preso, torturado e condenado à morte por ordem do imperador. Durante a sua estada na prisão, muitos lhe deram mensagens pelas grades da cela que acreditavam no amor.
O carcereiro que o guardava tinha uma filha cega chamada Arterias, que desejava muito conhecer a mártir que consagrou o amor. E ele insistiu tanto com o pai que permitiu que ele visitasse o padre.
Eles conheceram-se e apaixonaram-se. Tanto que a visão da menina voltou milagrosamente!E um padre cristão escreveu-lhe cartas nas quais ele se assinava “desde o seu Valentim”, como ainda hoje se usa em alguns países. Ele foi decapitado em 14 de fevereiro de 269 ou 270.
O dia 14 de fevereiro, dia em que se comemora o Dia de São Valentim, era na Roma antiga véspera do início do festival pagão anual de Lupercais, que venerava Juno (a deusa das mulheres e do casamento!) e Pan (o deus da Natureza). ). A fertilidade era celebrada neste feriado pastoral e imoral. Ofereciam-se sacrifícios de animais e era costume um grupo de sacerdotes, escolhidos entre os maiores patrícios romanos, percorrer as ruas da cidade e flagelar as estéreis com tiras de pele de cabra!!!!
No século V, o Papa Gelásio I acolheu as lendas existentes sobre o mártir casamenteiro para cristianizar estas festividades pagãs, canonizando-o. Num decreto papal da época, estava escrito que “São Valentim é adorado pelos homens, mas suas ações são conhecidas apenas por Deus”.
No entanto, em 1969, a Igreja Católica deixou de comemorar o feriado, seja por duvidar das histórias da santidade de São Valentim ou questionar a sua própria existência.
Sabe-se agora que na Idade Média, este dia de fevereiro era considerado o Dia de São Valentim, porque se dizia ser o primeiro dia de acasalamento das aves no hemisfério norte e marcava o início da primavera. Naquela época, era costume deixar mensagens manuscritas para os amantes nas suas portas.
Os ingleses e franceses comemoravam o dia desde o século XVII, e no século seguinte as comemorações chegaram aos Estados Unidos. Desde 1840, tornou-se tradição enviar cartões postais impressos com mensagens de Dia dos Namorados ou desenhos de cupidos. No século XX, esse costume tornou-se global.