Avançar para o conteúdo

Guia de finanças: Utilizar o crédito para criar uma PME

Guia de finanças: Utilizar o crédito para criar uma PME

Com o advento do comércio digital, em especial dos bem conhecidos marketplaces nas redes sociais, e da flexibilização do processo de criação de empresas, é mais fácil do que nunca criarmos a nossa própria PME (Pequena e Média Empresa).

Contudo, seo processo burocrático foi simplificado, a verdade é que, na maior parte dos casos, aquilo que nos separa da criação da nossa própria empresa é o dinheiro para o investimento inicial.

Ainda que o Estado, através dos seus diversos institutos, ofereça linhas de crédito e apoios financeiros a fundo perdido, estes mecanismos implicam o cumprimento de uma série de requisitos, são morosos e o dinheiro vem sempre a conta-gotas.

Para quem tem urgência em desbloquear a sua situação profissional e estabelecer-se por conta própria, este tipo de morosidade nem sempre é bem-vinda, levando cada vez mais empreendedores a apostarem no crédito pessoal.

O que é um crédito pessoal?

Um crédito pessoal é uma solução financeira colocada à disposição dos consumidores pelas instituições de crédito/bancos que pode ter uma finalidade definida (compra de um automóvel, obras em casa ou férias, por exemplo) ou não.

Quando escolhemos um crédito pessoal sem finalidade, poderemos utilizar o dinheiro naquilo que bem entendermos, um PME, por exemplo, sem precisarmos de uma justificação, documentos que comprovem a sua necessidade ou hipoteca.

Em termos de montantes e prazos de reembolso, como indica o BdP (Banco de Portugal), os valores dos empréstimos a particulares, nesta modalidade de crédito, vão dos 200 euros até um máximo de 75 mil euros, enquanto os prazos de reembolso variam entre 24 e 84 meses.

De notar que, o prazo e as taxas de juro para o empréstimo que pretendemos contratar, será definida logo no momento da assinatura do contrato e manter-se-ão fixas ao longo do mesmo.

Quais as vantagens que um crédito pessoal oferece?

• Montantes e prazos de reembolso adequados às necessidades de cada situação

Como sublinhamos no ponto anterior, ao facto de o crédito pessoal não ter finalidade, junta-se a grande amplitude de montantes de financiamento e prazos de reembolso que nos proporciona e as taxas de juro fixas.

Isto acaba por nos permitir não só fazer uma melhor gestão do empréstimo, como também adequar os prazos e montantes ao nosso plano de negócios.

• Contratação rápida e simples

Quando nos aparece uma proposta de renda irresistivelmente baixa ou uma hipótese de investimento irrecusável, a rapidez em conseguirmos o financiamento necessário é essencial para podermos agarrar a oportunidade no imediato.

Com a digitalização dos processos de contratação bancária, hoje em dia é possível conseguirmos um crédito pessoal em alguns dias.

Para tal, basta pesquisarmos online pelas palavras “crédito pessoal” ou “empréstimo pessoal”, clicar num dos resultados da pesquisa, aproveitarmos o simulador online que as instituições de crédito nos oferecem e submeter o pedido.

Após a análise do nosso pedido, em apenas alguns dias, vamos poder contar com o dinheiro pretendido na nossa conta bancária.

• Taxas de juro competitivas

Em comparação com outras soluções de crédito, como é o caso dos cartões de crédito, o crédito pessoal apresenta taxas de juro fixas e mais baixas.

• Sem hipoteca nem comissão de abertura

No processo de contratação de um crédito pessoal sem finalidade, não temos que prestar qualquer tipo de garantia (hipoteca, por exemplo) e, dependendo da instituição de crédito escolhida, não teremos de pagar qualquer comissão de abertura.

crédito
Guia de finanças: Utilizar o crédito para criar uma PME 2

Como contratar um crédito pessoal?

Contratar um crédito pessoal é simples e rápido, especialmente quando o fazemos de forma online, senão vejamos:

1º Passo: pesquisa

Pegue no seu smartphone, PC ou tablet com ligação à Internet e pesquise por “crédito pessoal”, “empréstimo pessoal” ou “crédito pessoal online”.

Depois de clicar no “enter”, irão ser-lhe apresentados uma lista com uma série de links para as páginas de crédito pessoal de bancos e instituições financeiras de crédito que colocam à sua disposição este tipo de solução.

2º Passo: utilizar os simuladores online para comparar propostas

Quando clica num destes links e, por exemplo, entra na página de crédito pessoal do UNIBANCO, marca da UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A., vai deparar-se, imediatamente, com um simulador de crédito pessoal que lhe vai permitir realizar uma simulação (com possibilidade de seguro) para montantes de financiamento entre os €5.000 e os €75.000 e prazos de reembolso que variam entre os 24 e os 84 meses.

Após ficar a saber qual o valor de mensalidade que irá pagar e as taxas de juro aplicadas, repita o mesmo procedimento com outras instituições financeiras de crédito.

3º Passo: Fazer pedido

Se, após a comparação de propostas se decidir pela proposta do UNIBANCO, só tem de regressar à página de crédito desta instituição, repetir a simulação e clicar no botão “Pedir Crédito”.

Após este passo, será reencaminhado para o preenchimento de um formulário online ao qual deverá anexar os documentos requisitados e submeter o pedido.

Se, depois da análise levada a cabo pelo UNIBANCO, o pedido for aprovado, irá receber o dinheiro requisitado na sua conta bancária em apenas alguns dias e, assim, dar o passo decisivo para levantar a sua PME.

4.3 / 5. Votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este posto.

Partilhar este artigo